terça-feira, 29 de setembro de 2009

Destinos, acasos e escolhas...

Falo agora sobre algo que muitos filósofos já falaram antes... mas que nunca se chegou a alguma conclusão definitiva sobre isso! Seria bobagem eu pensar que poderei chegar a alguma...

Falo sobre os acontecimentos da vida! Não sei se tudo o que acontece na vida “ tem um momento e um destino”, ou se nós somos os únicos responsáveis pela nossa vida!

Pensar que tudo o que acontece já está escrito, bem ao estilo Maktub, a la Deixa a vida me levar, pode parecer confortável, mas também nos coloca como simples marionetes nas mãos de Deus, como simples atores de uma novela que já tem o final escrito.

Já ao imaginar que cada um é que constrói a sua história, onde não há caminho e o caminho é “feito ao andar”, faz doer um pouco, como se a vida batessem na nossa cara e dissessem, num modo neoliberalista demais, que tudo só depende da gente... Tenho pensado demais nisso...

Situações em que tenho que fazer alguma escolha sempre me trazem essa reflexão! No momento, a minha teoria (sim, porque a minha mente hiperpensante já tinha que ter desenvolvido algumas), é de que há um pouco de cada um. A vida seria uma mistura de ambos... Existem acontecimentos e acasos que parecem cosa determinada, que tinham de acontecer, como quando estamos na hora certa e no devido lugar, e que por terem essa aura de destino, são meio inexplicáveis! Mas também acredito no nosso poder de escolha e de construção da nossa história, onde podemos decidir sobre o que fazemos com o que acontece, além de poder fazer acontecer um bocado de coisa! Acredito nisso, até então!

Destino + escolha de caminhos. Deus e nós como co-autores de uma história! O que eu espero da vida + o que ela espera de mim...



0 comentários:

Postar um comentário

./comenta/comenta/comenta/.